Um erro das gestantes é fazer visitas periódicas apenas a médicos e nutricionistas. O acompanhamento com o dentista também é fundamental para a saúde da futura mamãe e, claro, do bebê.
A grávida deve intensificar os cuidados com a cavidade bucal porque durante a gravidez pode haver muitas alterações na rotina alimentar. O ideal mesmo é que a mulher antes de engravidar, se possível, passe por um exame físico detalhado, inclusive uma avaliação clínica dos dentes e boca. Assim, em caso de necessidade, o dentista realizaria todo o tratamento dentário antes da gestação.
A gengivite, por exemplo, deve ser tratada com atenção. Gestantes com quadro de doença periodontal (infecção na gengiva) têm risco 3,47 vezes maior de um parto prematuro e outras ocorrências perinatais. Alem disso já esta provado que a gengivite também pode aumentar o risco de problemas cardíacos.
O tratamento odontológico feito em conjunto com o acompanhamento nutricional garante uma dieta equilibrada e promove a saúde dental e geral da mãe e do pequeno.Os dentes de um bebê começam a se desenvolver a partir da 6ª semana da gravidez e os dentes permanentes entre o 4º e 6º mês da gravidez, por isso, deve-se assegurar que a gestante receba suficientemente cálcio, vitaminas D, C e A, fósforo e proteínas. .